Actualidade

Luanda lidera lista de províncias com mais crimes cometidos no primeiro trimestre deste ano

manuelsumbo
Mai 13, 2022

Angola registou, no primeiro trimestre deste ano, 15.886 crimes diversos e 10.542 detenções, destacando-se os roubos, especialmente de viaturas, raptos e sequestros relâmpagos.

De acordo com os Resultados Operacionais do I Trimestre de 2022 da Polícia Nacional, foram realizadas 833 micro-operações dirigidas, 88 grupos de marginais desmantelados, tendo esclarecido 9.650 crimes, tendo ainda apreendido 277 armas de fogo e recuperado 39 viaturas.

Na capital do país, Luanda, a polícia registou “um controlo da criminalidade na ordem de 90%”, tendo sido realizadas 590 micro-operações, que resultaram na detenção de 2.720 elementos, desmantelados 24 grupos, apreendidas 114 armas de fogo, o que permitiu esclarecer 2.557 crimes e recuperar 13 viaturas.

Depois de Luanda (40%), as províncias com maior número de crimes foram Benguela (12%), Huíla (9%), Zaire (4%), Moxico (3%).

No que se refere aos crimes de raptos e sequestros relâmpagos, a polícia revela que foram cometidos com intenção de roubar ou de cometer crimes sexuais, sendo que os marginais colocam as suas vítimas temporariamente nessa condição.

Em conferência de imprensa, o director adjunto de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional, subcomissário Mateus Rodrigues, disse que os casos de justiça por mãos próprias marcaram também o primeiro trimestre do ano, que resultaram na morte de cidadãos, que cometeram crimes de roubos e outros, por carbonização.

Relativamente aos acidentes de viação, verificou-se uma redução de 12%, bem como no número de mortos (24%) e feridos (12%).

Lusa