Economia

Queda do lucro na ENSA Seguros estimada em 64,2% em 2021

armandomaquengo
Abr 19, 2022

No entanto, os Prémios de Seguro Directo cresceram 16% tendo atingido 97,7 mil milhões Kz, contra os 84,6 mil milhões Kz registados no período homólogo.

O resultado líquido do exercício 2021 na ENSA caiu 64,2% (6,3 mil milhões Kz) contra os 17,6 mil milhões Kz registados no período homólogo, conforme anunciado pela companhia em conferência de imprensa realizada há dias em Luanda.

Falando à imprensa, Ildo Nascimento, administrador financeiro da ENSA notou que uma das causas da baixa do resultado líquido tem que ver com os investimentos indexados ao USD, que não tiveram um impacto positivo nas contas da empresa, além da reversão de algumas provisões, cujas dívidas acabaram por ser liquidadas pelos clientes.

Na mesma ocasião, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da companhia, Carlos Duarte, precisou que a seguradora está a entrar num ciclo normal de funcionamento depois do processo de saneamento de que foi alvo nos últimos anos.

Apesar das contrariedades, os Prémios de Seguro Directo cresceram 16% no ano passado, tendo atingido 97,7 mil milhões Kz, contra os 84,6 mil milhões Kz registados no período homólogo.

No mesmo período registou-se ainda uma redução dos sinistros e da taxa de sinistralidade em 15 pontos percentuais (pp), situando-se actualmente em 40%, além da diminuição da despesa em 2pp (27%). O resultado técnico ficou em 33 mil milhões Kz, enquanto o resultado antes do imposto foi de 9,3 mil milhões Kz.

Em termos de peso, os ramos Acidentes, Saúde e Viagens foram os mais representativos com 51% da carteira, somando 49,5 mil milhões Kz. A Petroquímica surge na segunda posição com um peso de 34% e prémios avaliados em 33 mil milhões Kz. O Automóvel, com 5% da carteira, teve prémios estimados em 4,8 mil milhões Kz.

Mercado