Actualidade

Luto: Morreu José Eduardo dos Santos

manuelsumbo
Jul 08, 2022

O antigo Presidente de Angola morreu esta sexta-feira numa clínica de Barcelona onde estava internado nos cuidados intensivos, desde 23 de Junho.

José Eduardo dos Santos, o arquiteto da paz, foi um dos líderes que esteve mais tempo no poder de um país no mundo.

A informação da sua morte foi avançada pela Presidência angolana, por meio de um comunicado onde confirma o falecimento do antigo Chefe de Estado:

“O Executivo da República de Angola leva ao conhecimento da opinião pública nacional e internacional, com um sentimento de grande dor e consternação, o falecimento de Sua Excelência o ex-Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, ocorrido hoje às 11h10, hora de Espanha certificada pelo boletim médico da clínica, em Barcelona, após prolongada doença.

O Executivo da República de Angola inclina-se, com o maior respeito e consideração, perante a figura de um Estadista de grande dimensão histórica, que regeu durante muitos anos com clarividência e humanismo os destinos da Nação Angolana, em momentos muito difíceis.

O Executivo da República de Angola apresenta à família enlutada os seus mais profundos sentimentos de pesar e apela à serenidade de todos neste momento de dor e consternação”.

José Eduardo dos Santos tinha 79 anos e estava em coma desde 23 de junho na clínica Teknon, em Espanha.