Mais de 300 mil doses de vacinas contra à covid-19 são descartadas no País
Angola perdeu, por caducidade, 331 mil doses de vacinas, segundo o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado.
De acordo com o governante, trata-se de doses de vacinas não usadas, em tempo útil, devido ao facto de inúmeros utentes não se terem feito presentes nos postos de vacinação a toma das segundas doses.
Com a perda das referidas doses, Francisco Pereira Furtado deu conta que o país perdeu cerca de 6 milhões de dólares, valor estimado da compra das doses em causa.
O responsável, que falava na habitual sessão de actualização de dados, reforçou o apelo para a presença dos utentes elegíveis nos postos de vacinação, com o intuito de se imunizarem e reduzirem, desta forma, o grau de exposição à Covid-19.
No princípio do mês em curso, o ministro anunciou a existência de cinco milhões de vacinas para atender a demanda populacional até ao final de Março do ano em curso.
O plano de vacinação em curso prevê imunizar cerca de 16 milhões de angolanos.
Em Luanda, para além do Paz Flor, estão, igualmente, abertos os postos de vacinação do Magistério Mutu-ya-Kevela, Complexo da Cidadela e na Casa da Juventude.
No país estão a ser administradas as vacinas da AstraZeneca, Sinopharm, Sputnik, Johnson & Johnson, Moderna e Pfizer.
Fonte: Angop