Saúde

Mais de 400 enfermeiros serão enquadrados em Luanda

manuelsumbo
Fev 12, 2022

Quatrocentos e dez técnicos de enfermagem poderão ser enquadrados nas unidades sanitárias dos nove municípios de Luanda, a partir da próxima semana.

A informação foi avançada pelo director do Gabinete Provincial da Saúde Manuel Varela, no final da Primeira Sessão Ordinária do GPL orientada pela governadora Ana Paula de Carvalho.

Segundo o director da saúde, estes enfermeiros vão contribuir na melhoria da assistência médica aos pacientes nas comunidades.

O responsável precisou que estão a ser emitidos os documentos para os técnicos apresentarem-se nas instituições onde forem indicados.

Sem precisar os municípios, referiu que a prioridade será para as circunscrições onde estão a ser construídas as novas unidades sanitárias.

Admitiu existir falta de técnicos de enfermagem em Luanda, situação que ficará ultrapassada nos próximos dias com os 410 técnicos que foram admitidos no concurso público de 2019.

Salientou que Luanda necessita de mais de mil médicos e quatro mil enfermeiros para que haja serviço de qualidade nas unidades sanitárias.

Deu a conhecer que até final do mês de Março, os problemas como falta de alimentação para os técnicos, limpeza das unidades sanitárias, apetrechamento dos laboratórios e segurança, devem estar ultrapassados, havendo já recursos financeiros disponibilizados para o efeito.

Já o delegado provincial das Finanças de Luanda, Erick Costa, frisou que no exercício económico de 2021, o município de Luanda arrecadou mais de mil milhões de Kwanzas, através das multas fiscais e outros serviços, sendo o que mais receita arrecadou em relação as outras municipalidades.

Em comparação ao ano anterior precisou que houve um acréscimo de 40 por cento no global.

Entretanto, o director do Gabinete Provincial da Educação, Narciso Benedito, informou que foram nomeados 380 responsáveis de direcção (directores, subdirectores-pedagogicos e administrativos), que vão ser distribuídos em 169 escolas do ensino geral de base nos nove municípios.

No encontro foi feito o balanço do grau de cumprimentos das recomendações saídas no conselho ordinário passado, entre outras abordagens.

Fonte: Angop