Saúde

Mais de seis milhões de pessoas sem vacina contra Covid-19

manuelsumbo
Jun 07, 2022

Seis milhões e cem mil pessoas, de 18.9 milhões da população elegível, não tomaram qualquer dose das vacinas contra a Covid-19, informou esta segunda-feira, no Lubango, província da Huíla, a ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta.

A ministra Sílvia Lutucuta detalhou que 5.8 milhões de pessoas ainda não tomaram a segunda dose, mas que pelo tempo,  têm de reiniciar um novo processo de vacinação, começando por uma outra primeira, segunda e a dose de reforço.

Segundo a governante, o país tem o registo de 6.8 milhões de pessoas com imunização completa, 67.5% com uma dose,  representando 36.3% de pessoas com o esquema básico completo e 5.5 milhões de pessoas tomaram a dose de reforço.

Apesar desta situação, continuamos a cumprir com o plano de vacinação, que está a ser um grande desafio, mas contamos com apoios de todos vós, especialmente dos governos provinciais, das administrações locais, porque temos que melhorar os nossos números, pois temos uma população alvo de 18.9 milhões e a preocupação agora é ir atrás  dos 6.1 milhões de pessoas, mais os  5.8 milhões de pessoas  que carecem da imunização”, salientou.

Lembrou que a Covid-19 provocou um cenário de emergência sem precedentes, colocando em risco a vida da população, reduzindo os meios de subsistência, afectando a prestação de serviços sociais, particularmente da saúde, educação, comprometendo simultaneamente a estrutura produtiva nacional.

Angop