Actualidade

Mais de três mil famílias ficam ao relento após demolições de suas casas no bairro Km 38

manuelsumbo
Abr 20, 2022

Habitantes dizem que não foram avisados sobre as demolições e exigem que sejam indemnizadas pelos danos causados.

Mais de três mil famílias viram suas casas serem demolidas, no bairro Km 38, município do Icolo Bengo, junto ao novo aeroporto de Luanda, numa operação ordenada pela administração municipal de Viana, durante o fim-de-semana.

As autoridades locais alegam que as ocupações ilegais de terrenos nas redondezas do novo aeroporto põem em causa a sua certificação por parte da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO).

“A ICAO impede que sejam construídos junto aeroportos grandes concentrações de pessoas”, advertiu o coordenador do Gabinete Operacional, Paulo Nóbrega, em declarações à imprensa pública.

A população lesada acusa o governo de não a ter dado um aviso prévio sobre as demolições e exige que seja indemnizada pelos danos causados.

O ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu disse, recentemente, que as obras de construção do novo aeroporto internacional de Luanda terminam no primeiro trimestre de 2023 e que dos 1,2 mil milhões de euros financiados 40% foram já executados.

A construção daquela infraestrutura teve inicio noa ano de 2007, na comuna de Bom Jesus, no município de Icolo e Bengo, que fica a 30 quilómetros de Luanda.