Actualidade

Malawi detecta pólio selvagem, primeiro caso em mais de cinco anos

manuelsumbo
Fev 18, 2022

As autoridades de saúde do Malawi declararam surto de poliovírus selvagem tipo 1 no país, depois que um caso foi detectado em uma menina de três anos na capital Lilongwe. 

O continente africano foi declarado livre da pólio selvagem indígena em agosto de 2020. Isso ocorreu depois de eliminar todas as formas de pólio selvagem da região. A análise laboratorial mostra que a cepa detectada no Malawi está ligada à que circula na província de Sindh, no Paquistão.

O caso foi confirmado após a realização de testes em amostras da criança infectada que sofria de paralisia, de acordo com a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio. Por sua vez, as autoridades do Malawi estão agora a trabalhar para conter qualquer possível propagação, aumentando a imunização.

A pólio geralmente afecta crianças menores de cinco anos, às vezes levando à paralisia irreversível ou às vezes à morte quando os músculos respiratórios são afectados.

Há 25 anos, milhares de crianças em África ficaram paralisadas pelo vírus. Mas após uma campanha de vacinação em massa em todo o continente, 95% da população foi imunizada.

No entanto, não está claro quando e como o novo caso no Malawi aconteceu, mas estava ligado a um encontrado no Paquistão. Vale lembrar que a pólio continua endêmica no Afeganistão e no Paquistão.