Desporto

Marcos Rany vence GP cidade de Benguela com 42 pontos

joaquimjose
Mai 22, 2023

O piloto Marcos Rany, representante da província do Cuanza Sul, venceu domingo, 21 o Grande Prémio 406 anos da cidade de Benguela em motociclismo, categoria Evo 600, disputado no circuito Santos Pêra, com 42 pontos.

O vencedor da prova Marcos Rany, considerou-a de bastante difícil e renhida, pois os seus oponentes apresentaram um nível competitivo bastante alto. “Creio que valeu sobretudo a minha experiência para conquistar a prova”, em declarações à Angop.

O piloto Jerónimo Carvalho ficou com 40 pontos (equipa do Cuanza Sul), e Ozony Santos, com 29 pontos, da equipa JF Racing.

Na categoria de motos, AGP 600, Marcos de Jesus venceu com 50 pontos, seguido Moreno Pinto e Rosimário Carmelino, com 40 e 32 pontos, respectivamente.

Na prova de carros sports, subiram ao pódio Ilídio Cardoso, com 47, Mário Ferreira, 46, e José Costa na terceira posição, embora não tenha terminado a prova.

Na classe A foram vencedores José Roxo, Alberto Spínola e Mauro Pereira.

Ainda na classe B, carros, Carlos Fernando, Nelo Huambo e Osmar Kapassa subiram igualmente ao pódio.

Já na classe D, Edwin Santos, Jason Santos e Rui Jorge Fonseca foram os três primeiros classificados.

Entretanto, Adilson Pinto “Rango”, da província da Huíla, que ficou na quarta posição mesmo tendo vencido a segunda manga, lamentou a falta de fair play demostrada por alguns pilotos, a quem acusa de contribuírem para a sua queda durante a prova.

O mesmo disse que apesar deste desaire, continua a comandar o campeonato nacional na categoria.

Entretanto, o vice-governador provincial de Benguela e coordenador das festas da cidade, Adilson Gonçalves, fez um balanço positivo do evento, desde a entrega dos pilotos que fizeram uma grande corrida, como a organização da prova.

Já o presidente da Federação Angolana de Desporto Motorizado, Ramiro Barreira, afirmou que futuramente a província de Benguela pode ser a “capital” do desporto de velocidades, pelas condições que o circuito Santos Pêra apresenta, num espaço que pode em forma simultânea albergar várias actividades desportivas.

Os vencedores foram galardoados com taças e valores monetários, entretanto não revelados.

O Grande Prémio 406 anos da cidade de Benguela contou com participação de 50 pilotos, entre motociclistas e automobilistas.