Agenda

Matias Damásio e Martinho da Vila entre cabeças de cartaz do Festival Connect em Portugal

joaquimjose
Ago 16, 2022

Os músicos Matias Damásio, Martinho da Vila, Cláudia Leitte e Paula Toller Anna Trincher, são cartazes do festival Connect, que vai decorrer no dia 24 a 27 de Agosto, em Oeiras Portugal, para comemorar o Dia da Independência da Ucrânia, anunciou hoje o Jornal de Angola.

Em Oeiras, o festival de música, que marca seis meses depois da Invasão da Ucrânia por forças russas, pretende demonstrar solidariedade para com o povo ucraniano. Uma bandeira humana da Ucrânia é o primeiro acto dos quatro dias de festival, que conta com diversos artistas da lusofonia no cartaz.

O festival, inclui na programação nomes como, Kola, Dzidzio, Oleksandr Ponomariov e Iryna Fedyshyn, artistas ucranianos, fazem igualmente parte do cartaz para os quatro dias.

Os ucranianos constituem, nesta altura, a segunda maior comunidade estrangeira residente em Portugal, com 44.074 imigrantes documentados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em 2012, sendo apenas inferior à comunidade brasileira.

O Festival Connect é um evento solidário que tem como objectivo a manutenção do apoio humanitário à população ucraniana, e é uma organização da UA.PT., uma associação de ucranianos e portugueses, criada em Fevereiro passado, como resposta à crise humanitária provocada pela invasão russa.