Mbanza Kongo ganha laboratório de biologia molecular
O município de Mbanza Kongo, província do Zaire, está em vias de contar com um laboratório de biologia molecular ou RT-PCR com capacidade de processar 200 amostras por dia de Covid-19.
Imagem: Gov ao
De acordo com o supervisor provincial da promoção da saúde, Andrade Lunzailawo Kianzuaku, que avançou a informação, esta quarta-feira, à ANGOP, o equipamento já está disponível e deverá ser montado numa das unidades sanitárias locais.
O responsável destacou que, com este aparelho, Mbanza Kongo passará a processar as amostras para o despiste de Covid-19, deixando de enviá-las para o município do Soyo, onde já existe um equipamento idêntico.
Avançou quem para além de testes de Covid-19, o laboratório estará vocacionado também para o despiste de doenças de foro cancerígeno e outras, considerando este facto ser uma mais-valia para a localidade que carece ainda deste serviço.
“Este aparelho permitirá, igualmente, processar amostras provenientes dos municípios do Cuimba, Tomboco e Nóqui, mais próximos de Mbanza Kongo”, explicou.
Mbanza Kongo é o município sede da província do Zaire e conta com uma população estimada em mais de 180 mil habitantes (dados do censo populacional de 2014) distribuídos pelas comunas Sede, Madimba, Luvo, Kalambata, Kaluka e Nkiende.