Saúde

Medicamento de origem duvidosa no Zaire retirados do mercado pela delegação de saúde

armandomaquengo
Nov 07, 2022

A Inspecção da Saúde na província do Zaire está a retirar das farmácias da região, a multivitamina Solotone Forte, por suspeita da qualidade e origem duvidosa, noticiou Angop.

Em declarações hoje à imprensa, o inspector provincial da saúde, Moisés Pedro Zacarias dos Santos, disse que foram já recolhidas mais de 100 caixas desse produto em algumas farmácias do município de Mbanza Kongo.

Informou que a retirada do circuito comercial do referido fármaco deve-se às características “estranhas” que o mesmo apresenta, sobretudo na mudança de coloração, pelo que desaconselha a população em adquirir o referido produto nas farmácias.

“Estamos a trabalhar com as entidades centrais do ministério da Saúde para sabermos se o mesmo produto é comercializado em outras regiões do país”, expressou.

Moisés Zacarias dos Santos disse que para além de Mbanza Kongo, os serviços de inspecção foram, também, accionados nos municípios do Soyo e Nzeto.

Para além de Luanda, o Zaire recebe também medicamentos provenientes da República Democrática do Congo (RDC) devido à vasta fronteira que a província partilha com este país vizinho.