Saúde

Médicos de família em acção formativa

joaquimjose
Mai 23, 2022

Angola conta, actualmente, com 215 especialistas em Medicina Geral e Familiar, dos quais 187 expatriados, segundo o secretário de Estado para a Área Hospitalar, como sita, o Jornal de Angola.

 

Leonardo Inocêncio, que falava no primeiro Fórum Internacional de Medicina Geral e Familiar, decorrido na semana finda, em Luanda, acrescentou que estão em formação 2.620 médicos nas áreas de Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Ortopedia, Cirurgia Geral, Medicina Interna e Intensiva, Saúde Pública, Anestesia e Reanimação, para melhorar a assistência à população.

Continuámos a investir no reforço do Serviço Nacional de Saúde. Hoje, mas do que nunca, estamos empenhados em reforçar os cuidados primários de saúde e aumentar o acesso da população aos médicos de família nos municípios e equipar as unidades sanitárias com meios complementares de diagnóstico e medicamentos essenciais contra as grandes endemias”, disse Leonardo Inocêncio.

Para Janet Adão, especialista em Medicina Geral e Familiar, é visível a aposta do Executivo na especialização de médicos e na presença destes profissionais nas comunidades.

A médica Yolanda Marcelino, moçambicana, louvou a iniciativa da realização do Fórum Internacional de Medicina Geral e Familiar, que, disse, serviu para trocar experiências e conhecimentos de politicas implementadas pelos países nesse âmbito.

Promovido pelo Colégio de Especialidade de Medicina Geral e Familiar, o encontro decorreu sob o lema “Os desafios do médico de família nos cuidados primários de saúde” e contou com a participação de médicos brasileiros, cubanos, moçambicanos e portugueses.