Economia

Mina do Lulo extrai novo diamante com mais de 100 quilates

manuelsumbo
Set 21, 2022

A Endiama anunciou, esta quarta-feira, a descoberta de mais um novo diamante de 131 quilates extraído recentemente na mina do Lulo, localizada no município de Capenda Camulemba, província da Lunda Norte.

Trata-se de um diamante branco, de tipo 2-A e o 29º de mais de 100 quilates extraído no Lulo desde o início das operações, e o 4º recuperado em 2022.

Ssgundo uma nota da Emdiama, o diamante  foi encontrado no bloco 19 do Lulo, 11 dias depois da extração de um outro de 160 quilates na mesma mina.

Em reação ,  o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, reiterou que a descoberta deste diamante, prova  uma vez mais, o  enorme potencial diamantífero de Angola.

” Estou absolutamente convencido de que com descobertas desta natureza estaremos, nos próximos tempos, entre os maiores produtores de diamantes do mundo”, disse.

A mina do Lulo tem revelado desde o início da sua exploração em 2010 um elevado potencial de “qualidade e quantidade”, tendo conseguido logo no primeiro ano de exploração o valor mais elevado por quilate no mundo inteiro, na ordem dos 2.985 dólares (3.005 euros).

O Lulo é igualmente a mina onde foi extraído o maior diamante até agora encontrado em Angola, com 404,2 quilates, vendido em maio de 2016, por 16 milhões de dólares e que veio a render 34 milhões de dólares, depois de lapidado e transformado em joia.

O consórcio é constituído  pelas empresas angolanas ENDIAMA E.P (32%) e Rosas & Pétalas (28%), bem como pela australiana Lucapa  Diamond (40%).