Economia

Ministério da Economia confirma queda da dívida pública angolana para 66%

armandomaquengo
Jul 28, 2022

O nível da dívida pública em Angola caiu para 66% do Produto Interno Bruto (PIB) até Junho, contra os 82,8% registada em 2021, com previsão de chegar abaixo dos 60 por cento ainda este ano.

Segundo ministro da Economia e Planeamento, Mário João, esta trajectória decrescente é influenciada pela gestão activa levada a cabo pelo Executivo, com destaque para o desempenho macroeconómico positivo.

“Agrada-nos ainda o facto de que, de acordo dados do mês e Junho do corrente ano, o rácio da dívida atingiu os 66% do PIB um importante sinal de que a meta dos 60% prevista na Lei de Sustentabilidade das Finanças Públicas poderá ser alcançada ainda este ano”, indicou o ministro durante um encontro sobre as contas das empresas públicas promovido pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE).

De acordo o ministro da Economia e Planeamento citado pela Rádio Nacional de Angola, “graças a um conjunto de medidas que vêm sendo implementadas pelo Executivo sobre os preços em repostas aos choques externos, quer do lado da política monetária, assim como na oferta de bens e consumo de amplo consumo”.