Politica

Ministro das relações exteriores celebra dia do diplomata angolano

joaquimjose
Nov 13, 2023

O Ministro das Relações Exteriores de Angola, Teté António, celebrou no dia 12 de Novembro, o Dia do Diplomata Angolano, coincidindo com o Dia da Independência Nacional e a inauguração do Aeroporto Internacional “Dr. António Agostinho Neto”.

Redação/WI-AO

O Dia do Diplomata Angolano, que hoje se assinala, associa-se ao 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional, a maior conquista do Povo Angolano, celebrado este ano num ambiente particularmente importante ao ganharmos mais um património económico para servir a África e o mundo”, refere a mensagem do Ministro, por ocasião do dia do diplomata angolano, em um documento publicado pelo Ministério das Relações Exteriores de Angola no Facebook.

De acordo com a nota, durante a celebração, Teté António destacou a dedicação e missão dos diplomatas em prol dos objectivos estratégicos da política externa. Homenageou figuras notáveis, como Paulo Teixeira Jorge, Afonso Van-Dúnem M’binda, Pedro de Castro Van-Dúnem Loy e Venâncio de Moura, reconhecendo a sua contribuição para a conquista da paz, unidade e estabilidade.

O Ministro destacou a importância da consolidação da democracia e do crescimento econômico para enfrentar os desafios das populações. O governo, liderado pelo Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, destaca a relevância da diplomacia na captação de investimento estrangeiro para a diversificação econômica. Internamente, o Ministério continuará as suas reformas, visando melhorar condições de trabalho, qualificação e rejuvenescimento dos quadros.

O Dia do Diplomata Angolano coincidiu com a celebração conjunta, reconhecendo o recente patrimônio econômico adquirido, não apenas em benefício de Angola, mas também como um serviço à África e ao mundo.