Saúde

MINSA: Mais de 15 mil candidatos inscritos na segunda chamada

armandomaquengo
Set 29, 2022

Um total, de 15.354 candidatos está apurado para a segunda chamada dos exames de admissão do concurso público, do Ministério da Saúde, a serem realizados amanhã, informou, ontem, a titular da pasta, que garantiu existirem oito mil vagas disponíveis.

Sílvia Lutucuta disse, durante uma conferência de imprensa, que após um levantamento feito, com todos os júris provinciais, o Ministério da Saúde decidiu reaproveitar estes candidatos, aprovados, mas que não compareceram aos exames, por razões técnicas.

Os candidatos nestas condições, esclareceu, podem ter mais informações sobre as instruções que devem tomar a partir da página oficial do Ministério da Saúde, criada para o propósito. A segunda chamada, adiantou, não inclui os candidatos dispensados, apenas os admitidos para os exames.

Nesta segunda chamada, destacou, podem concorrer, apenas, os candidatos do Bengo, Bié, Cuanzas Norte e Sul, Huambo, Lunda-Sul, Malanje, Namibe, Uíge e Benguela, esta última com a maior percentagem de concorrentes inscritos, num total de 68 por cento. “Eles devem consultar as plataformas digitais, por terem a referências dos locais designados para os exames. Todos devem ir para os pontos seleccionados. A prova é personalizada”.

A província de Luanda, revelou, tem um único ponto para a realização, amanhã, dos exames de admissão, que é o Campus Universitário Agostinho Neto. “Os exames acontecem nas demais províncias, nas escolas e locais designados”.

O critério de admissão, explicou, é o valor obtido no exame. “O que vale é a nota máxima obtida”, adiantou, acrescentando que os candidatos das províncias de Cabinda, Cuando Cubango, Cunene, Moxico e Zaire não vão ter acesso à segunda chamada, pelos concorrentes não terem cumprido com os requisitos.

“É preciso que os jovens não desistam, pois ainda vão ser realizados outros concursos públicos até 2024”, prometeu, além de pedir persistência aos candidatos. “É preciso não desanimarem”.

As provas, comunicou, são de carácter nacional, para várias categorias, e são realizadas no mesmo horário, sendo o período das 8h00 até às 10h00, reservado para os candidatos das categorias de Enfermagem e Regime Geral. Os para a Carreira Médica e Apoio Hospitalar começam os exames a partir das 10h30, enquanto os Técnicos de Diagnósticos e da Área  Social o fazem das 14h00 às 16h00.

JA