Actualidade

MINTTICS apela ao rigor, pluralismo e isenção

armandomaquengo
Abr 02, 2022

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, apelou, esta sexta-feira, aos órgãos de comunicação e aos jornalistas rigor, pluralismo e isenção antes, durante e depois do pleito eleitoral deste ano.

Segundo o ministro, que falava num sarau cultural do jornalista, no âmbito dos 20 anos de paz e reconciliação nacional, é necessário assegurar o contraditório, dando o mesmo tratamento a todos os protagonistas do processo político angolano.

Tal facto, adiantou, contribuirá para a concretização de eleições livres e justas, de forma a que não suscitem  dúvidas do compromisso de conservação da paz através do respeito pelas diferenças para solidificar a democracia  e exaltar a maturidade dos angolanos no mundo.

Relativamente ao evento, Manuel Homem avançou que serviu para saudar o esforço dos jornalistas angolanos na manutenção da ordem, da segurança e da paz social, com a difusão de notícias, apoio humanitário, assistência social, educação cívica e atendimento às necessidades básicas dos angolanos.

Na cerimónia, foram homenageados jornalistas de vários órgãos públicos que se destacaram na cobertura da guerra em Angola.

Da ANGOP, a homenagem recaiu para o jornalista Joaquim Neves António, a título póstumo, e a Jorge da Conceição, ainda em vida e que participou no evento.

A gala juntou jornalistas angolanos que, dentre vários depoimentos, contaram as vivências durante os anos de guerra no país.