Actualidade

Morreu Ex-presidente da Zâmbia Rupiah Banda aos 85 anos

joaquimjose
Mar 12, 2022

O ex-presidente da Zâmbia Rupiah Bwezani Banda, de 85 anos, morreu em casa nesta sexta-feira, (11) após uma curta batalha contra o câncer de cólon, disseram sua família.

Ele morreu por volta das 19h de hoje”, disse Andrew, o segundo filho mais velho de Banda, que inicialmente confirmou a morte à Reuters.

Banda, o quarto presidente da Zâmbia que esteve no poder de 2008 a 2011, foi diagnosticado com câncer há dois anos e estava a receber tratamento médico.

o presidente Hakainde Hichilema prestou homenagem ao seu antecessor, dirigindo-se à nação em um discurso especial televisionado.

Reconhecemos com carinho sua longa e ilustre carreira no serviço público e apreciamos seu serviço à nação”, disse Hichilema.

O ex-presidente ocupou altos cargos diplomáticos sob o primeiro presidente Kenneth Kaunda antes de ser eventualmente nomeado vice-presidente em 2006 pelo então presidente Levy Mwanawasa.

Banda serviu como presidente interino em meados de 2008, quando Mwanawasa sofreu um derrame. Banda venceu por pouco as eleições de outubro do mesmo ano com uma chapa do partido no poder.

Seu mandato foi marcado por alegações de corrupção e, em 2013, o parlamento da Zâmbia retirou Banda da imunidade de acusação, abrindo caminho para os investigadores prendê-lo por crimes relacionados à corrupção.

Banda foi acusado de abuso de poder, aquisição corrupta de propriedade pública e apropriação indébita de fundos públicos envolvendo mais de US$ 11 milhões de dólares durante seu mandato como presidente, mas nunca foi condenado em um tribunal e não cumpriu pena de prisão.