Politica

MPLA realiza primeiras jornadas parlamentares

armandomaquengo
Nov 16, 2022

O  Grupo Parlamentar do MPLA  realiza, de 17 a 18 do corrente mês,  as suas primeiras jornadas, com o objectivo de capacitar os deputados em matérias ligadas à organização e funcionamento da Assembleia Nacional (AN), avança Angop.

Sob o lema “O  papel do Grupo Parlamentar na defesa da linha política do MPLA”, o encontro abordará questões ligadas à responsabilidade política e social, função de controlo e fiscalização da AN e comunicação política, bem como a importância dos medias.

De acordo com o porta-voz das jornadas parlamentares, Jorge Ribeiro Uefu, é pretensão do grupo ministrar uma formação básica aos seus deputados em termos de logística, senso legislativo e o posicionamento do MPLA  como instituição nacional.

Em relação à função de controlo e fiscalização da Assembleia Nacional, serão dados conhecimentos sobre o modelo e forma de elaboração do Orçamento Geral do  Estado (OGE), a acção governativa e o sistema de fiscalização, bem como o processo legislativo ligado ao OGE e às contas públicas.

Jorge Ribeiro Uefu explicou que no painel relativo à comunicação política e a importância dos medias, os  deputados vão ser capacitados em matéria de comunicação pública e gestão de crise.

As jornadas contarão com a participação de todos os deputados do MPLA, efectivos na presente legislatura, os com mandato suspenso e os que seguem na linha de sucessão.

Para além da abordagem das questões temáticas, que contará com 11 prelectores e três moderadores, serão homenageados os deputados que terminaram o seu mandato na legislatura anterior.