Cultura

Músico angolano Legalize homenageia Bob Marley

joaquimjose
Mai 16, 2022

O cantor do estilo Semba, Legalize interpretou nesta sexta-feira no restaurante Gosto de Leitão em Luanda, os principais sucessos de Bob Marley durante o projecto “Reggae Night”, realizado em alusão a mais um aniversário do “rei do reggae”.

No espectáculo, além de interpretar os êxitos de Bob Marley, Legalize cantou temas próprios, assim como fez versões de conhecidas canções nacionais.

O músico, teve como convidado o cantor Tito, a quem coube a abertura do espectáculo, com os temas “Reggae Strog” e “Back to My Roots”, de Lucky Dube. Depois, Legalise, com Zeca Paulo (teclado) e Don Lanterna (guitarra), cantou “Belina”, de Artur Nunes, mas num ritmo reggae, seguido de “Roots rock reggae” e “No Woman No Cry”, de Bob Marley.

Para Legalize, é sempre agradável recordar e cantar Bob Marley, assim como nomes de referência da música nacional, entre os quais David Zé, ou Urbano de Castro. “Hoje decidi apresentar alguns temas nacionais, com fusões de reggae, para ver a recepção do público”, disse o Jornal de Angola.

De recordar que o mundo assinalou no passado dia 11 deste mês, mais um aniversário da morte de Bob Marley, ocorrida em 1981. Robert Nesta Marley nasceu a 6 de Fevereiro de 1945, na Jamaica, e é considerado o “rei do reggae”, estilo musical que é Património Imaterial da Humanidade, assim como um dos principais divulgadores do Movimento Rasta.

Cantor e intérprete, Legalize, que tem no mercado dois discos “Deus Vive” e “Mulundu”, começou a carreira a interpretar temas de semba e reggae. O primeiro CD do músico teve uma boa repercussão, que o levou a países como Japão e Irlanda. O segundo, “Mulundu”, colocou-o na final do Top dos Mais Queridos, em 2014. Actualmente tem-se destacado nas interpretações e versões de temas antigos e como vocalista do Conjunto Dizu Dietu.