Actualidade

Inspector de Trânsito detido por 10 mil kwanzas na Huíla

joaquimjose
Mai 18, 2022

O chefe de secção de Trânsito do município da Cacula, província da Huíla, foi hoje, detido por agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC), numa acção combinada com a Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), por suposto acto de corrupção.

Segundo uma nota da IGAE chegada à ANGOP, no Lubango, a prisão ocorreu na sequência de uma denúncia prestada por um cidadão, residente no município da Cacula, ao qual foi condicionado pagar 10 mil kwanzas, para realizar de “forma livre” o serviço de táxi.

Para dar tratamento à denúncia, deslocou-se ao local uma equipa da IGAE e do SIC, que flagraram o inspector da Polícia Nacional, de 42 anos de idade, regulador de trânsito, que estava com o montante nas algibeiras.

Segundo a IGAE, com as suas práticas, o regulador de trânsito já tinha amealhado, indevidamente, 40 mil kwanzas de taxistas que fazem a rota Lubango/Cacula, num trajecto de 89 quilómetros, na Estrada Nacional n.º 105.

O acto, conforme a nota, constitui improbidade pública, em obediência a Lei 3/10 de 29 de Março e crime de corrupção previsto na Lei 38/20 de 11 de Novembro.

A IGAE escreve na nota que ouvido o 2º comandante do Comando Municipal de Cacula, inspector-chefe Ernesto Rodino, este esclareceu que o acto é ilegal e que a instituição reprova a prática do agente, que será responsabilizado criminal e disciplinarmente.

No local, em função da competência material, o suspeito foi entregue aos oficiais do SIC, que os encaminharam ao piquete, a fim de ser presente a um magistrado do Ministério Público, para definição da medida de coação pessoal.