Desporto

Nacional Sub-17: Campos de Caxito estão sem condições para acolher jogos

armandomaquengo
Ago 10, 2022

Henrique Félix Luís “Mara”, treinador da equipa Sub-17 de futebol do 1º de Agosto, reclamou, terça-feira, das condições do piso do Estádio Municipal do Dande e do campo da Açucareira, ambos na cidade de Caxito, onde decorrem os jogos do Campeonato Nacional.

“O campo é podre. Realmente é lastimável. Aquilo é mesmo pelado e se quisermos  massificar o futebol de formação, temos de ver campos em condições para a prática da modalidade”, disse após o triunfo sobre o Clube Naval de Pescas do Cuanza-Sul, no campo da Açucareira.

Mara fez saber que por estes e outros  motivos a direcção do clube  militar decidiu manter concentrado o grupo em Luanda e deslocar-se para Caxito, apenas nas datas dos jogos.

“Jogámos em Caxito e regressamos a Luanda depois das partidas. De facto, é muito cansativo, mas o que fazer. São péssimas as condições de alojamento e dos campos. Vamos aguentar até terminar o campeonato”, contou o técnico.

Questionado sobre o objectivo na competição, Mara disse que o propósito é levantar o segundo troféu da época. “O objectivo do 1º de Agosto é ganhar o Campeonato Nacional, porque vencemos o provincial de Luanda. Queremos fazer a dobradinha”, destacou o antigo extremo direito do clube militar Sub-17 e Sub-20, na década de 90.

Os militares do Rio Seco, que se apuraram para as meias-finais, derrotaram o adversário, por 3-1, na capital da província do Bengo.

Os campeões provinciais de Luanda encerraram a primeira fase da prova do Grupo B, com seis pontos, seguido pelo Flamingos da Caponte do Lobito com a mesma pontuação.

No domingo, a equipa juvenil do Rio Seco foi goleada pela formação da Flamingo  do Lobito, por 0-3, no campo da Açucareira, em jogo pontuável para a terceira e última jornada. Antes, o 1 º de Agosto goleou, na sexta-feira passada, o Ferroviário da Huíla, por 3-0, na Açucareira, para a segunda ronda.

Na primeira jornada, disputada no dia 3 deste mês, no mesmo recinto da cidade de Caxito, os militares golearam o Recreativo da Caála, por 6-0.

JA