Cultura

“Nayola” vence prémio de melhor longa-metragem de animação na Espanha

joaquimjose
Mai 17, 2023

O filme “Nayola”, de José Miguel Ribeiro, venceu o prémio de Melhor Filme/Longa-Metragem de Animação dos Prémios Quirino de Animação Ibero-Americana, festival de cinema, realizado em Espanha.

O anúncio foi feito na cerimónia de divulgação e entrega de troféus aos vencedores das 21 categorias da 6ª edição dos Prémios Quirino, em que disputaram 223 trabalhos de 18 países, no passado domingo, na cidade de La Laguna, em Tenerife.

Na cerimónia, o troféu foi recebido pelo cineasta português, José Miguel Ribeiro, e outros membros da equipa de produção. Na edição deste, o filme também esteve indicado na categoria de Filme com Melhor Desenvolvimento Visual, troféu arrebatado por uma outra produção.

A longa-metragem de animação que retrata parte da guerra civil em Angola, a filmagem do filme passou pelo deserto do Namibe, alguma parte de Benguela, interagindo com os povos para saber sobre as suas culturas, vivências e costumes.

A longa-metragem mostra os aspectos históricos que ocupavam e impediam o progresso do país, nos tempos do conflito armado, assim como as grandes transformações que se têm vindo a operar em Angola.

Orçado em 3 milhões e 200 mil euros, “Nayola”, é a primeira longa-metragem do cineasta português, José Miguel Ribeiro que, em Junho, foi premiada na categoria de melhor longa-metragem internacional de animação, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México, é um dos quatro filmes lusos seleccionados para a sua 66ª edição da London Film Festival, que se realiza 5 a 16 de Outubro em 2022.

Vale recordar que, no passado mês de Abril, “Nayola” foi premiado no Festival Internacional de Filmes de Animação de Estugarda (ITFS 2023), na Alemanha, com o troféu de Melhor Filme de Animação.