Economia

Negociações na BODIVA crescem 10% em Julho

armandomaquengo
Ago 30, 2022

O montante transaccionado na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), em Julho de 2022, saldou-se em pelo menos 81 mil milhões de Kwanzas, o que corresponde a um crescimento de 10%, face a Junho passado, segundo cálculo do Mercado com base no relatório mensal daquela instituição (recentemente) tornado público.

Em Junho do ano corrente, ilustra o relatório da BODIVA, instituição sob tutela da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), o montante negociado foi de aproximadamente 73,9 mil milhões Kz.

As negociações em Julho do presente exercício económico representaram um crescimento de 12% (mais 8 milhões Kz), quando comparado com o mesmo mês em 2021.

Em relação ao montante por tipologia, as obrigações de tesouro não-reajustáveis (OT-NR) mantêm maior peso nas negociações com 55%, tendo sido negociado pelo menos 42 mil milhões kz. As obrigações de tesouro indexadas ao dólar (OT-TX) representaram 44% das transacções, resultante de 34 mil milhões kz.Os bilhetes do tesouro (BT) somaram um total de 9 milhões kz, o que representa 0,1% do montante global, o que traduz a pouca preferência dos investidores neste instrumento financeiro.

Quanto à soma negociada por segmento do mercado, verificou-se uma maior concentração das negociações no ambiente multilateral, em detrimento do bilateral.

No Mercado de Bolsa de Títulos de Tesouro (MBTT), foram transaccionados pelo menos 77 mil milhões Kz, ao passo que o Mercado de Registo de Operações sobre Valores Mobiliários (MROV) movimentou 3,9 mil milhões Kz.

O Mercado de Bolsa de Acções (MBA), neste período, registou uma transacção na ordem dos 189 mil kz, verificando-se um crescimento no valor do Banco Angolano Investimento (BAI) para 525 mil milhões kz.

Relativamente à participação dos membros em negociação, dos 23 agentes inscritos na BODIVA, 17 contribuíram para o montante negociado, sendo que o Banco Fomento Angola (BFA), Banco Poupança e Crédito (BPC) e Banco Angolano Investimento (BAI) ocupam os três primeiros lugares, cujas acções (agrupadas) representam 53% do mercado.

O Banco Fomento Angola (BFA) foi o maior negociador do mercado, tendo transaccionado perto de 28 mil milhões kz, que representa um peso de 21% do total. Segue o Banco Poupança e Crédito (BPC) com 23,36 mil milhões kz, que equivale a 17%; a participação do Banco Angolano de Investimentos (BAI) situou-se nos 15% (21 mil milhões Kz).

No global, em Julho último, os agentes de intermediação registados na BODIVA transaccionaram pelo menos 138 mil milhões kz, correspondendo a um crescimento de 31% face ao mês anterior, cujo montante foi de 105 mil milhões Kz.

A Central de Valores Mobiliários (CEVAMA) assinalou um crescimento de 77%, sendo que as contas individualizadas se fixaram nos 1269, contra os 716 de Junho. No final, a instituição registava 38 mil 532 contas activas.

Mercado