Actualidade

Níger: Crianças mortas por engano

manuelsumbo
Fev 21, 2022

Ataque aéreo Nigeriano matou sete crianças e deixou outras cinco feridas, no sul do Níger.

Um ataque aéreo do exército nigeriano contra “bandidos” deixou sete crianças mortas e outras cinco feridas “por engano” na região de Maradi, no sul do Níger.

“Houve um erro com os ataques nigerianos na fronteira que resultaram em vítimas em nosso território na aldeia de Nachade”, disse Chaibou Aboubacar, Governador da região de Maradi, perto da Nigéria. “As vítimas são 12 crianças, sete delas mortas e cinco feridas.”

Segundo o Governador, “os pais estavam a participar de uma cerimónia e as crianças provavelmente estariam a brincar quando foram atingidas”.

Vários municípios da região de Maradi são seriamente afectados pela violência de gangues fortemente armadas dos estados nigerianos dos vizinhos Katsina, Sokoto e Zamfara.

Em 2018, Niamey reforçou as patrulhas militares ao longo de sua fronteira com a Nigéria para evitar as incursões dessas gangues que realizam assassinatos, sequestros por resgate, ataques a comerciantes e ataques a gado que depois levam para a Nigéria.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Maradi abriga 100.000 refugiados nigerianos, que fugiram dos ataques implacáveis em seu país.