Actualidade

Nigéria alertam moradores sobre bombardeios contra bandidos

joaquimjose
Set 22, 2022

Os militares da Nigéria estão pedindo às pessoas em três estados do noroeste que deixem as áreas florestais antes de uma campanha de bombardeios contra bandidos e terroristas, segundo emissoras locais e um oficial militar, noticiou hoje a Reuters.

Um anúncio veiculado em emissoras de rádio e televisão locais alertou as pessoas em Zamfara, Katsina e na área de Birnin Gwari, no estado de Kaduna, a deixar as florestas antes de um “pesado bombardeio”.

De acordo com agência de notícia Reuters, Murtala Alhasan Umaru, gerente geral da TV e rádio estatal de Zamfara, mostrou o anúncio, disse que os militares pediram que eles o tocassem. Existem versões em inglês pidgin local, Hausa, Kanuri e Fulani.

Um oficial militar contatado por telefone confirmou a autenticidade do anúncio, mas se recusou a compartilhar seu nome ou qualquer outra informação.

Gangues de homens armados, conhecidos localmente como bandidos, mataram e sequestraram centenas no noroeste da Nigéria nos últimos dois anos, normalmente operando em florestas remotas. As forças armadas escassas do país têm lutado para proteger as grandes e remotas regiões.

O anúncio dizia que o bombardeio “protegeria a vida e a propriedade dos nigerianos”.

Um homem no estado de Zamfara, Abdullahi Abubakar, disse que ouviu a transmissão no rádio e viu caças militares voando no céu.

Dois outros moradores em Zamfara, um em Gumi e outro em Shinkafi, disseram que houve bombardeios diários desde a manhã de sábado. Os dois pediram à Reuters que não os identificasse pelo nome.