Actualidade

Nigéria inaugura a maior fábrica de fertilizantes de áfrica

manuelsumbo
Mar 24, 2022

O presidente nigeriano Muhammadu Buhari inaugurou uma fábrica de fertilizantes com a qual o país mais populoso da África espera contribuir para a oferta global em meio ao impacto do aumento dos preços após a guerra Rússia-Ucrânia.

Durante a inauguração da Fábrica de Fertilizantes Dangote na capital comercial de Lagos, o líder nigeriano disse que a nação é que ganha com a fábrica.

Com o mercado global de fertilizantes abalado, o presidente do Banco Central da Nigéria, Godwin Emefiele, disse que a inauguração da fábrica é oportuna, pois “ajudou a Nigéria a resolver um problema no que tange a fertilizantes”.

A agricultura é uma tábua de salvação para a economia da Nigéria, contribuindo com 25,8% de seu produto interno bruto de 173 bilhões de dólares em 2021. No entanto, os agricultores às vezes são limitados por suprimentos limitados, como fertilizantes e mudas melhoradas.

Com a nova fábrica de fertilizantes com capacidade de 3 milhões de toneladas métricas por ano, a Nigéria espera “um boom, pois o fertilizante agora está prontamente disponível em maiores quantidades e melhor qualidade”, disse Buhari.

“Esperamos o surgimento de uma nova geração de agroempreendedores que agregarão valor à agricultura e tornarão a nação autossuficiente na produção de alimentos”, disse ele, convidando muitos nigerianos a “agora adotar a agricultura como um negócio”.

O fertilizante da planta localizada em uma zona industrial em Lagos será exportado para muitos países, incluindo EUA, Brasil, Índia e México, disse Aliko Dangote, o homem mais rico da África e proprietário da planta, em meio a ondas de choque da Rússia, onde uma guerra em curso com a Ucrânia interrompeu o fornecimento.

Em todo o mundo, os altos custos de fertilizantes já ameaçam os agricultores em meio a sanções à Rússia, um importante fornecedor global de fertilizantes, onde as autoridades em março pediram aos produtores domésticos que suspendessem temporariamente as exportações.

A nova fábrica tornará a Nigéria autossuficiente na produção de fertilizantes com excesso de capacidade para exportar para outros mercados africanos e para o resto do mundo”, disse Dangote.

“Nosso objetivo é disponibilizar fertilizantes em quantidade e qualidade suficientes para nossos agricultores, garantindo maior produção agrícola”, disse Dangote sobre as operações na fábrica de fertilizantes.