Novo Aeroporto de Luanda recebe voo experimental em Junho
O primeiro voo experimental a partir do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL), localizado no distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, está previsto para o mês de Junho.
Este primeiro voo experimental servirá para se avaliar se o padrão da infra-estrutura responde as recomendações da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO).
Está informação foi divulgada, esta, quarta-feira, à imprensa pelo coordenador do NAIL, Paulo Nóbrega, depois da visita de representantes de partidos políticos, membros da sociedade civil e do administrador de Viana, Demétrio de Sepúlveda
Segundo o responsável, há duas condições que podem impedir a certificação do Novo Aeroporto, entre as quais a construção de habitações nas imediações.
Os visitantes apontaram como maior preocupação o aumento do número de casebres no perímetro do Novo Aeroporto Internacional de Luanda que realmente pode condicionar a sua certificação.
O administrador municipal adjunto para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas de Viana, Edson Noy, realçou que a ocupação ilegal de terras no perímetro aeroportuário acontece por falta de conhecimento de alguns cidadãos, recordando que a administração municipal não está a licenciar obras naquele local.
O responsável indicou que as casas construídas antes do surgimento do Novo Aeroporto deverão ter um tratamento especial, mas aquelas que estão a surgir neste momento vão ser demolidas.
Fonte: Angop