Actualidade

Novo caso de ébola confirmado no leste do Congo, ligado a surto anterior

joaquimjose
Ago 23, 2022

Um novo caso do vírus Ébola foi confirmado na cidade de Beni, no leste da República Democrática do Congo, informou o Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica (INRB) do país nesta segunda-feira (22).

Testes mostraram que o caso estava geneticamente ligado ao surto de 2018-2020 nas províncias de Kivu do Norte e Ituri, que matou quase 2.300 pessoas, disse um comunicado de Placide Mbala, chefe do Laboratório de Genômica de Patógenos do INRB.

Outro surto desse surto matou seis pessoas no ano passado. O surto mais recente do Congo ocorreu em uma parte diferente do país e foi declarado encerrado em julho após cinco mortes.

Às vezes, o ebola pode permanecer nos olhos, no sistema nervoso central e nos fluidos corporais dos sobreviventes e ressurgir anos depois.

O caso foi confirmado em uma mulher que morreu em 15 de agosto depois de ser internada em um hospital em Beni em 23 de julho, disse o comunicado.

Nossas descobertas iniciais indicam que este caso provavelmente representa um novo surto do surto de Nord Kivu/Ituri de 2018-2020, iniciado pela transmissão do vírus Ebola de um sobrevivente persistentemente infectado ou de um sobrevivente que teve uma recaída”, afirmou.

As investigações estão em andamento para determinar a origem.

Pelo menos 131 contatos da mulher foram identificados, incluindo 60 profissionais de saúde da linha de frente, 59 dos quais estão vacinados contra o Ebola, disse o comunicado.

O país registrou 14 surtos desde 1976. O surto de 2018-2020 no leste foi o maior do Congo e o segundo maior já registrado, com quase 3.500 casos no total.