Cultura

Obra de Kamba Lemba “Ressurreição Poética” já no mercado 

joaquimjose
Out 28, 2022

A obra “Ressurreição Poética”, do escritor angolano Kamba Lemba foi lançada, esta quinta-feira, em Luanda, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA).

“Ressurreição Poética retrata várias experiências do mesmo enquanto poeta, declamador e membro do Clube Nacional de Poetas e Trovadores da Brigada Jovens de Literatura de Angola (BJLA), de acordo com o autor, citado pela Angop.

A obra é a primeira individual de Kamba Lemba, com 50 poemas e igual número de páginas tem participações em várias antologias poéticas, com destaque para “Raízes laços de cultura de Angola com Brasil”, “Sol” e “Geração que Lê” e vários poemas publicados em revistas e jornais.

O presidente da BJLA, Carlos Pedro, elogiou o escritor pelo lançamento da obra e incentivou os jovens a filiarem-se na organização, bem como a escreverem para se tornarem grandes escritores, como foram Agostinho Neto, Luandino Vieira, só para citar estes.

“Nós enquanto instituição cultural temos a responsabilidade de criar eventos culturais para a descoberta de novos valores, formá-los e à posterior divulgá-los em livro”, disse.

A obra foi editada pela “Alupolo”, com a chancela da BJLA, a obra com uma tiragem inicial de quinhentos exemplares, está a ser vendida no valor de três mil kwanzas, em várias livrarias da cidade capital.

Francisco Paulino, pseudónimo de Kamba Lemba, é formado em Línguas e Literaturas Africanas pela Ex-Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, em Ciências Criminais pelo Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia de Angola (INSUTEC) e pós-graduado em Agregação Pedagógica.