O Ocidente declarou à Rússia uma guerra híbrida total, mas não tem conseguido o objectivo de a isolar, afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, ao comentar as sanções impostas contra o seu país depois do início da campanha militar na Ucrânia.
“Hoje declararam-nos uma verdadeira guerra híbrida, uma guerra total”, afirmou Lavrov numa reunião do Fundo de Apoio à Diplomacia Pública da Rússia.
Lavrov recordou que o termo de “guerra total” foi usado pela Alemanha nazi durante a Segunda Guerra Mundial.
“Agora é mencionado por muitos políticos europeus quando explicam o que querem fazer com a Rússia, e não escondem os seus objectivos; declaram publicamente: destruir, quebrar, aniquilar, asfixiar a economia russa, e a Rússia no geral”, afirmou.
O ministro russo observou que “a agitação das sanções” mostra claramente “que todos aqueles valores que os nossos colegas ocidentais nos inculcavam constantemente, ou seja, a liberdade de expressar as nossas opiniões, a economia de mercado, a inviolabilidade da propriedade privada, a presunção de inocência, não valem nada para eles”.
“Assim que o Ocidente precisou de fazer algo concreto contra a Rússia, eliminou estes valores”, denunciou.
Porém, ressaltou que, apesar de todos os esforços, o Ocidente não conseguiu isolar a Rússia.
“Digo mais. Não temos a menor intenção de nos autoisolar; temos muitos amigos, aliados, parceiros no mundo, uma grande quantidade de associações internacionais com as quais a Rússia trabalha com países de todos os continentes, e continuaremos a fazê-lo”, afirmou.