Actualidade

Oito pessoas morreram, incluindo um bebé devido a forte tempestade no Brasil

joaquimjose
Jul 12, 2023

Pelo menos oito pessoas morreram, incluindo um bebé, e outras 19 estão desaparecidas, no sul do Brasil, na sequência de uma forte tempestade que atingiu a região, anunciaram, no sábado, as Autoridades do estado do Rio Grande do Sul.

Um dos mortos era um bebé de 4 meses, que morreu antes que os socorristas conseguissem chegar lá”, disse o governador Eduardo Leite em entrevista colectiva, acrescentando que “as mortes foram registadas em sete cidades” do Brasil.

Segundo o governador, agentes do estado estão fiscalizando as estradas e pontes danificadas para ver se é possível restabelecer algum acesso às áreas mais afectadas.

Entretanto, dois ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajaram ao estado para mostrar apoio e conseguir investimentos para o Rio Grande do Sul e cidades em situação crítica. Eles também irão para o vizinho estado de Santa Catarina, que também foi atingido pelas enchentes, de acordo com Associated Press.

Por sua vez, os Prefeitos das cidades afectadas disseram que choveu duas vezes mais em 24 horas do que seria normalmente esperado para todo o mês de junho.

Os bombeiros realizaram 2.400 resgates nas 35 cidades do Rio Grande do Sul atingidas pela tempestade tropical.

A tempestade era um ciclone extratropical, um tipo de sistema climático que ocorre com mais frequência em latitudes médias e altas, e não nos trópicos”, disseram os especialistas.