Lifestyle

Outubro Rosa termina: Saiba quais alimentos ajudam na prevenção do cancro

joaquimjose
Nov 03, 2022

O mês do Outubro Rosa terminou, domingo (31), mas os pedidos para prevenção do cancro à base da alimentação saudável continuam.

Por: Joaquim José

A alimentação saudável contribui com a boa disposição, autoestima, diminuição do estresse e ansiedade, melhora da qualidade do sono, além de prevenir uma série de doenças crônicas não transmissíveis, bem como o cancro, segundo refere a nutricionista Kilsa Rosa na página ‘nutri ao seu alcance’.

Para melhorar a saúde ou evitar o risco de doenças, “não se trata de comer alimentos específicos” é preciso para uma boa saúde “incluir alimentos de todos os grupos básicos”, que vão ajudar a “prevenir-se do cancro e melhorar a qualidade de vida”, claro, que deve-se evitar comer “alimentos in natura de origem animal e vegetal”.

“Consumir frutas cítricas, verduras, ricas em vitamina C, β-caroteno, quercetina e folato, parece ter um impacto muito positivo na saúde devido às propriedades antioxidantes, imune estimulantes e desintoxicantes, têm a capacidade de modular a sensibilidade da insulina e os níveis de colesterol”, contou a nutricionista.

A especialista fez saber ainda que, os estudos indicam que a dieta ocidental, que envolve uma alta ingestão de açúcares refinados, gorduras saturadas e álcool, está fortemente associada a um risco aumentado de cancro.

“A nutrição é um dos aspectos mais modificáveis do estilo de vida das pessoas e as escolhas dietéticas podem afectar a saúde e o risco do cancro. No geral, a adesão a um estilo de alimentação saudável pode estar associada a uma redução significativa no seu risco”, explica a nutricionista.