Actualidade

País anuncia reabertura de praias e fronteiras

armandomaquengo
Fev 26, 2022

O ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República afirmou, ontem, em Luanda, que a pandemia da Covid-19 está cada vez mais controlada no país e a presença da força de trabalho nos serviços públicos e privados passa a 100 por cento, a partir do dia 1 de Março.

De acordo com Francisco Furtado, falava durante a actualização do Estado de Calamidade Pública, onde anunciou a reabertura das praias e piscinas públicas a partir de 5 de Março, o novo Decreto determina que as empresas públicas e privadas devem exigir dos funcionários a apresentação do certificado de vacinação com duas doses, devendo ser aplicadas faltas injustificáveis a quem não cumprir.
O governante disse que o abrandamento das medidas de restrição deve-se à baixa taxa de transmissão, que passaou de 1,07 para 0,2 por cento.

“Estes dados demonstram que a pandemia está controlada em todo o território nacional. Constatámos que 90 por cento dos casos activos são assintomáticos, não existem casos críticos, havendo uma diminuição de óbitos e um aumento de pacientes recuperados”, justificou.

De acordo com o ministro de Estado, as evidências epidemiológicas permitem afirmar que Angola está ao fim da quarta vaga da pandemia, mas isso só será possível se as pessoas continuarem a ser exigentes, disciplinadas e cumpridoras das regras e normas de biossegurança.

Francisco Furtado afirmou que mais de cinco milhões de pessoas não tomaram a segunda dose, sublinhado que foram apenas vacinadas três milhões e 200 mil pessoas.

Em relação ao controlo das fronteiras, o ministro de Estado anunciou a retiradas restrições, acrescentando que  o sistema de vistos passa a funcionar normalmente, seja por via área ou terrestre, com abertura gradual, a partir de 1 de Março.

Depois de 31 de Março, em função da evolução da pandemia em Angola, a Comissão Multissectorial poderá anunciar eventuais alterações.

O pagamento de testes da Covid-19 passa a ser através do sistema multibanco, para evitar transtornos. Será exigida quarentena domiciliar de sete dias aos cidadãos que venham do exterior sem as duas doses de vacina.

Os estabelecimentos de ensino devem funcionar, também, na totalidade e é permitido o desporto escolar mediante a apresentação do certificado de vacinação com duas doses. Os recintos desportivos passam a ter a presença do público a 75 por cento.

De acordo com o decreto, as actividades desportivas em parques privados ficam sem limitação de horário.

Os ginásios e os estabelecimentos comerciais passam a funcionar em pleno. Os serviços de bens e serviços também vão manter-se, com a obrigação de máscara facial.

Os casinos e espectáculos musicais, discotecas passam funcionar em horários normais com a total lotação e não haverá limitação nas actividades religiosas. O ajuntamento na via pública é permitido, respeitando as medidas de segurança.

As cerimónias fúnebres são permitidas sem limitação de participantes. Entretanto, para os casos de Covid-19, apenas 20 pessoas devem acompanhar o funeral.
Nos transportes públicos, mantém-se a lotação total, mas para circulação interprovincial é exigido o certificado de vacinação.

Fonte: JA