Politica

País com segurança reforçada até tomada de posse de João Lourenço

manuelsumbo
Set 12, 2022

Após o período agitado por causa da contestação dos resultados das eleições gerais, os cidadãos mostram-se serenos, mas as ruas das grandes cidades estão com a segurança reforçada até à tomada de posse João Lourenço a 15 de Setembro.

O debate no seio da sociedade angolana sobre a contestação dos resultados das eleições pelos partidos políticos da oposição liderados pela UNITA, que deram uma nova vitória ao partido governante, o MPLA, continua presente, enquanto as autoridades preparam a investidura do Presidente da República eleito, João Lourenço, que se vai realizar no dia 15 de Setembro.

Entretanto, a serenidade da população é contrastada pelo reforço de segurança nas ruas das cidades, em especial Luanda, com uma forte presença das forças de segurança, de prontidão combativa há uma semana, sob a alegação das autoridades de garantir a estabilidade e evitar violência de possíveis manifestações após a aprovação dos resultados eleitorais por parte do Tribunal Constitucional.

Nos últimos dias, multiplicaram-se as denúncias de perseguições, ameaças e prisões de activistas e políticos da oposição que contestam os resultados gerais das eleições validados pelo Tribunal Constitucional.

Os partidos da oposição anunciaram a realização de uma mega manifestação contra a submissão da Justiça ao partido dos camaradas.