Parlamento angolano condena atentado em Ancara
A Assembleia Nacional, condenou neste domingo 01 de outubro, em Luanda, o atentado em Ancara (Turquia), manifestando apoio de solidariedade ao povo e ao parlamento Turco.
Em nota de reacção ao atentado ocorrido este domingo, citada pela Angop, a Assembleia Nacional repudia todo e qualquer ataque que coloca em risco a integridade da democracia representativa dos Estados Democráticos e encoraja o povo Turco, as instituições do Estado, em especial os deputados, a contínua defesa da ordem institucional.
“A Assembleia Nacional de Angola tomou conhecimento, com manifesta preocupação, da ocorrência de um atendado, considerado terrorista, ocorrido em Ancara, junto da sede do Parlamento Turco, num dia previsto para a abertura de mais uma sessão legislativa do parlamento da Turquia”, lê-se na nota assinada pela presidente da AN, Carolina Cerqueira.
Na nota, Carolina Cerqueira dá conta que os Parlamentos Angolano e Turco mantêm laços frutíferos de cooperação inter-parlamentar fundada por boas relações de amizade e de troca de experiência em prol da consolidação do Estado Democrático de Direito e da preservação, promoção da paz e da justiça, bem como da estabilidade de instituições fortes e democráticas.
Segundo o ministro da Administração Interna turco, Ali Yerlikaya, em causa está um ataque à bomba, perpetrado por dois “terroristas”.
Nas redes sociais, Ali Yerlikaya disse que o ataque foi realizado com recurso a um veículo ligeiro armadilhado.
De acordo com as informações, um dos atacantes morreu na explosão e o outro foi “neutralizado” pelas autoridades locais.