Gastronomia

Pastéis de bacalhau iguaria típica portuguesa

joaquimjose
Jul 19, 2022

Aponte a receita porque os pastéis de bacalhau são muito fáceis de fazer e podem ser preparados em 13 passos. Uma sugestão do Site As Minhas Receitas.

Os pastéis de bacalhau são deliciosos e exigem algum trabalho de preparação, poderão levar uma ou duas horas até estarem prontos a comer (tempo de cozedura incluído).

Ingredientes:

  • 2 postas grandes de bacalhau
  • 8 batatas grandes
  • 1 ou 2 ovos inteiros
  • Salsa picada q.b
  • 1 cebola pequena finamente picada

Modo de preparo:

– Cozem-se as 2 postas de bacalhau e as 8 batatas na mesma água para que as batatas fiquem apaladadas.

– Depois de o bacalhau e as batatas estarem devidamente cozidos retiram-se com uma escumadeira.

– Esmagam-se as batatas com um garfo até se obter um puré de batata cozida.

– Em seguida coloca-se o bacalhau desfiado grosseiramente num pano limpo dobrado ao meio para que o bacalhau fique dentro do pano.

– Esfrega-se bem o pano com o bacalhau no seu interior até se conseguir que fique finamente desfiado, “esfarrapado” como algumas pessoas dizem.

– Junta-se o bacalhau desfiado ao puré de batata e adicionam-se 1 ou 2 ovos batidos (1 ou 2 ovos consoante a quantidade da batata esmagada).

– Acrescenta-se ao preparado cebola e a salsa picada em quantidade suficiente para apaladar e colorir a massa dos pastéis.

– Amassam-se à mão todos os ingredientes até obter uma massa uniforme e homogénea, não muito líquida nem muito sólida, mas com a consistência necessária para ser moldável.

– Retira-se uma colherada de massa com uma colher de sopa e passa-se em seguida para outra colher de sopa, repetindo o processo até que o pastel fique moldado em formato oval (característico dos pastéis de bacalhau).

– Repete-se a operação até terminar a massa e coloca-se o óleo em lume forte e dentro de um recipiente fundo.

– Há quem prefira passar os pastéis de bacalhau por farinha antes de os levar a fritar para ajudar a prevenir salpicos de óleo quente. Para quem preferir apenas fritá-los, assim que o óleo aquecer bem, já se pode começar a fritura.

– Vão-se virando os pastéis até estarem uniformemente fritos e com uma bonita cor dourada.

– Retiram-se do óleo e põem-se a escorrer sob papel absorvente.