Pastéis de bacalhau iguaria típica portuguesa
Aponte a receita porque os pastéis de bacalhau são muito fáceis de fazer e podem ser preparados em 13 passos. Uma sugestão do Site As Minhas Receitas.
Os pastéis de bacalhau são deliciosos e exigem algum trabalho de preparação, poderão levar uma ou duas horas até estarem prontos a comer (tempo de cozedura incluído).
Ingredientes:
- 2 postas grandes de bacalhau
- 8 batatas grandes
- 1 ou 2 ovos inteiros
- Salsa picada q.b
- 1 cebola pequena finamente picada
Modo de preparo:
– Cozem-se as 2 postas de bacalhau e as 8 batatas na mesma água para que as batatas fiquem apaladadas.
– Depois de o bacalhau e as batatas estarem devidamente cozidos retiram-se com uma escumadeira.
– Esmagam-se as batatas com um garfo até se obter um puré de batata cozida.
– Em seguida coloca-se o bacalhau desfiado grosseiramente num pano limpo dobrado ao meio para que o bacalhau fique dentro do pano.
– Esfrega-se bem o pano com o bacalhau no seu interior até se conseguir que fique finamente desfiado, “esfarrapado” como algumas pessoas dizem.
– Junta-se o bacalhau desfiado ao puré de batata e adicionam-se 1 ou 2 ovos batidos (1 ou 2 ovos consoante a quantidade da batata esmagada).
– Acrescenta-se ao preparado cebola e a salsa picada em quantidade suficiente para apaladar e colorir a massa dos pastéis.
– Amassam-se à mão todos os ingredientes até obter uma massa uniforme e homogénea, não muito líquida nem muito sólida, mas com a consistência necessária para ser moldável.
– Retira-se uma colherada de massa com uma colher de sopa e passa-se em seguida para outra colher de sopa, repetindo o processo até que o pastel fique moldado em formato oval (característico dos pastéis de bacalhau).
– Repete-se a operação até terminar a massa e coloca-se o óleo em lume forte e dentro de um recipiente fundo.
– Há quem prefira passar os pastéis de bacalhau por farinha antes de os levar a fritar para ajudar a prevenir salpicos de óleo quente. Para quem preferir apenas fritá-los, assim que o óleo aquecer bem, já se pode começar a fritura.
– Vão-se virando os pastéis até estarem uniformemente fritos e com uma bonita cor dourada.
– Retiram-se do óleo e põem-se a escorrer sob papel absorvente.