Economia

Perdas com empresas públicas rondam 92 por cento do PIB

armandomaquengo
Fev 26, 2022

Os resultados de perdas e custos relativos aos exercícios anteriores (resultados sem paridade), das empresas do sector Empresarial Público, representam 92 por cento do Produto interno Bruto (PIB) e correspondem a 200 mil milhões de kwanzas.

A informação, segundo noticiou o Jornal de Angola, foi avançada quinta-feira pelo presidente do Conselho de Administração do Instituto de Gestão de Activos e participações do Estado (IGAPE), Patrício Vilar, na avaliação que fez ao Programa de Reformas do Sector Empresarial Público, dando conta que o resultado líquido com paridade perfez quase 300 mil milhões de kwanzas negativos.

De acordo com o PCA do IGAPE, as causas dos maus resultados estão relacionadas com o conflito de interesses, motivado pelo facto da instituição desempenhar o papel de accionista e regulador sectorial, quando, na maioria das vezes, as tutelas fazem o triplo papel com os conflitos que decorrem de tudo isso, como é a ineficiente contratualização entre o Estado e as empresas do sector empresarial.

Por exemplo, elucidou, “o Sector da Energia possui infra-estruturas que continuam a pertencer à esfera do Estado, cujas tarifas, por motivos sociais, não reflectem os custos reais, sendo que, neste domínio, não existe uma contratualização entre o Estado e a empresa que está a gerir”.

Patrício Vilares apresentou como proposta e diferenciação  de dois domínios, sendo o primeiro referente ao serviço social e o segundo voltado para a rentabilidade  e eficiência. Nesta perspectiva, passam a estar alinhadas de acordo com a sua vocação, em cada uma das vertentes, na medida que foram identificadas insuficiências significativas de gestão de competências e de profissionalização da gestão do Sector Empresarial Público.