Actualidade

Pescadores angolanos detidos no Gabão: Capitania de Cabinda confiante no regresso

manuelsumbo
Jan 26, 2023

O chefe de segurança marítima e fiscalização da Capitania do Porto de Cabinda, disse que existem contactos com o Ministério dos Transporte e das Relações Exteriores para se encontrar uma solução dos mais de 30 pescadores angolanos detidos desde Julho de 2022 no Gabão.

Em declarações, à imprensa nesta quinta-feira, Fernando Massiala, referiu que, entre Outubro a Novembro de 2022, foi enviado um memorando a direcção nacional da Capitania dos Portos de Angola, onde se criou uma comissão que deu a conhecer a situação aos ministérios dos transportes e das relações exterior do país e da missão diplomática angolana no Gabão, atreves da via diplomática encontrar, consenso para a libertação dos angolanos detidos e dos meios retidos.

O técnico da capitania do porto de Cabinda, avançou ainda que está esperançado e confiante que o assunto está a merecer os trâmites legais que visam encontrar a solução com a autoridades marítimas e judiciais de Libreville (Gabão), a libertação e consequente repatriamento dos pescadores para Angola.

O chefe da segurança marítima da capitania do Porto de Cabinda, Fernando Massaila, disse ainda de se tratar de violação constante de fronteira marítima por parte dos pescadores angolanos com a realização da actividade piscatória ilegal nas águas gabonesas.

Para esse tipo de prática, indicou que, o tratamento é diferente. A violação de fronteira marítima, é crime e as autoridades Gabonesas têm os seus procedimentos que transitam em julgados, condenados ou em pagamento de multa entre outras condenações.

Angop