Actualidade

Pescadores resgatados pelas autoridades passam de vítimas para suspeitos de contrabando de combustível

armandomaquengo
Nov 16, 2022

Os sete (7) pescadores que no passado dia 03 de Novembro, foram encontrados pela Polícia Nacional, na costa de Luanda, após ficarem quase uma semana desaparecidos nos mares do Bengo, estão sob medida de coação pessoal e termo de identidade e residência, por suspeitas do crime de contrabando de combustível.

Por: Armando Maquengo
Segundo soube WI-AO, o Ministério Público (MP) aplicou, a medida aos sete pescadores resgatados há quase duas semanas, cidadãos com idades compreendidas entre os 21 e 45 anos, que foram dados como desaparecidos no dia 29 de Outubro, na costa marítima de Luanda, por existência de fortes suspeitas nos seus pronunciamentos.

Nesta conformidade, em declarações à imprensa nesta segunda-feira, Manuel Halaiwa, porta-voz do Serviço de
Investigação Criminal (SIC), confirmou que os pescadores são suspeitos do contrabando de combustível por terem sido encontrados com 70 bidões de 25 litros de gasolina cada.

O superintendente de Investigação, acrescentou que existem algumas inverdades nas informações inicialmente prestadas pelos pescadores, visto que, de acordo com as coordenadas dos seus patrões destes cidadãos, a actividade de pesca deveria ser feita na parte sul a partir da zona dos Ramiros/Barra do kwanza até Porto Amboim (Cuanza Sul).

“Mas os cidadãos dirigiram-se ao norte da costa até o Ambriz”, salientou, Halaiwa.

Dos factos, suspeita-se que os pescadores simularam o desaparecimento no alto mar e a falta de combustível para justificar o tempo de permanência no mar, daí que, decorrem os trâmites legais de investigação para se apurar a verdade.