Actualidade

Pesquisadora Teresa Victor vence prémio em Engenharia Química na Índia

joaquimjose
Nov 08, 2022

A pesquisadora angolana, Teresa Victor, com um artigo publicado que explora a inovação no processo de produção dos antibióticos foi distinguida, na Índia, pelo International Science & Technology Awards, com prémio em Engenharia Química, de acordo com o Jornal de Angola.

A professora doutora, especializada em Química, regressou ao país com as medalhas ao peito e foi recebida ontem pelo vice-governador para o Sector Político e Social, Manuel Gonçalves, em representação do Governador Provincial de Luanda, Manuel Homem.

Teresa Víctor formada no Reino Unido, na Universidade de Northumbria, em Newcastle, tal como noticiado pelo JAOnline, no mês de Agosto, esteve envolvida num projecto inovador de pesquisa e de desenvolvimento.

O processo passa pela intensificação de produção de antibióticos, usando polímeros microporosos, materiais utilizados geralmente em laboratório para permitirem a troca de gases sem contaminantes, ou seja, sendo responsáveis por impedir que as bactérias afectem a circulação de gases, e criando um ambiente estéril, para que os microrganismos estejam ausentes ou não se consigam reproduzir.