Petróleo cai para os 111 USD
O preço do petróleo está novamente em queda numa altura em os investidores temem que o enfraquecimento do crescimento económico e as políticas monetárias possam penalizar uma recuperação da procura pelo “ouro negro”.
O brent que serve de referência às exportações angolanas, recua 0,49% para 111,54 USD, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, cede 0,47% para 111,75 USD. Na sessão anterior, a cotação do barril avançou mais de 2%.
Este desempenho acontece numa altura em que os investidores temem que o enfraquecimento do crescimento económico global e a política monetária mais rígida da Fed possam penalizar a uma recuperação na procura pelo “ouro negro”.
Os investidores estão preocupados com o aumento da inflação, bem como eventuais políticas monetárias mais agressivas por parte dos bancos centrais, pelo que estão a reduzir a exposição a activos com maior risco. Recorde-se que os bancos centrais norte-americano, britânico e da Austrália aumentaram as taxas de juro recentemente.
Além disso, na quinta-feira, a secretária de Estado do Tesouro norte-americano revelou que os líderes do G7 discutiram sanções secundárias e outras maneiras de limitar as receitas do petróleo da Rússia, minimizando o impacto nos preços da energia.
Mercado