Economia

Petróleo negoceia acima de 100 USD

manuelsumbo
Jul 18, 2022

O petróleo está a negociar com ganhos substanciais esta segunda-feira, numa altura em que os investidores estão a avaliar que conclusão retirar da visita do presidente norte-americano, Joe Biden, ao Médio Oriente, em particular à Arábia Saudita.

De um lado está o sentimento positivo das declarações do homem forte de Biden para o petróleo, Amos Hochstein, que afirmou que “há margem para que se aumente a produção” de crude na região do Golfo Pérsico. Por outro lado, oficiais sauditas indicam que todas as medidas têm de passar pela OPEP+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados), que tem a próxima reunião marcada para dia 3 de Agosto. No entanto, em ocasiões anteriores, o país já agiu de forma unilateral.

O West Texas Intermediate negociado em Nova Iorque ganha 2,24% para 99,78 USD por barril e o Brent do Mar do Norte, referência para as exportações angolanas, soma 2,32% para 103,51 USD por barril.

“O sistema de cotas da OPEP+ acaba em Setembro, e a atenção vai virar-se para o que vem depois”, indica Stephen Innes, analista da SPI Asset Management à Bloomberg. “Eu não ficaria surpreendido de ver alguma coisa planeada no final dos acordos da OPEP de Setembro, ou até mais cedo, e isso pode levar aqueles com maior capacidade a aumentarem a sua cota, com Biden declarar assim uma vitória”, adiantou ainda.