Politica

PGR investiga 14 processos financeiros no Cuando Cuabango

armandomaquengo
Abr 27, 2022

A Procuradoria Geral da República (PGR) tem, em fase de instrução e inquérito, 14 processos relacionados com actos económico-financeiro, peculato e crimes conexos, que envolve antigos gestores públicos do Cuando Cubango.  

 A informação foi avançada hoje, quarta-feira, no Cuito Cuanavale, a 189 quilómetros da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, pelo procurador-geral Adjunto da República, Hernâni João de Freitas Beira Grande, no quadro da semana da legalidade que decorre sob o lema “O respeito e a defesa dos direitos, liberdade e garantias fundamentais no contexto eleitoral”.

Em declarações à imprensa, o também acompanhante e coordenador da região judiciário sul do país informou que a investigação dos processos que envolvem antigos gestores públicos do Cuando Cubango decorre já há seis anos sob segredo de justiça.

Lembrou que a PGR tem sob sua tutela processos que, em função das entidades envolvidas, foram encaminhados para Luanda e correm a sua tramitação legal, na Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal da Procuradoria-Geral da República.

O coordenador fez uma constatação positiva do funcionamento da PGR no Cuando Cubango, embora tenha registado a superlotação de 845 reclusos entre detidos e condenados na unidade penitenciária de Menongue, que tem apenas a capacidade de albergar 500 pessoas.

Por outra, referiu que a PGR tenciona, para breve, a expansão dos seus serviços nos municípios de difícil acesso.

Angop