PIIM consome mais de nove mil milhões em 91 projectos
O Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), em curso desde Maio de 2020, já consumiu mais de nove mil milhões de Kwanzas, aplicados em 91 projectos em construção, na província da Lunda-Sul, ligados aos sectores da Educação, Saúde, Água, vias estruturantes, Habitação, entre outros.
A informação foi avançada quarta-feira (2), em Saurimo, pelo director do Gabinete de Estatística e Planeamento do governo provincial, Belarmino Sandungo, sublinhando que dos 91 projectos, 11 estão concluídos nos municípios de Saurimo e Muconda.
Dos projectos concluídos, prossegue, destaca-se as 365 salas de aula, que no presente ano lectivo absorveram centenas de cidadãos, que em 2021, ficaram fora do sistema normal de ensino, por insuficiência de escolas.
Conforme o responsável, os outros 81 projectos, apresentam um grau de execução física e financeira na ordem dos 82 e 72 por cento, respectivamente. O PIIM na Lunda-Sul começou a ser implementado em Maio de 2020, e previa 82 projectos, orçados em 11 mil milhões e 571 milhões de Kwanzas.
O reforço da carteira financeira, por parte do Ministério das Finanças, permitiu o incremento de nove novos projectos, perfazendo um total de 91, cujo orçamento passou dos Kz 11 mil milhões e 571 milhões para 16 mil milhões de Kwanzas.
As autoridades tradicionais na Lunda-Sul, enalteceram a implementação do PIIM, sublinhando que o mesmo tem contribuído no combate ao êxodo rural e na fixação de quadros da Administração Local, Saúde e Educação.
Defenderam a necessidade de se continuar a aumentar a carteira de projectos, sobretudo nas comunidades rurais, priorizando a construção de escolas, unidades sanitárias, reabilitação das vias secundárias e terciárias, com vista a permitir que mais crianças tenham acesso ao ensino, serviços de saúde e facilitar o escoamento dos produtos agrícolas.
Fonte: JA