Cultura

Pintor angolano Mumpasi Meso lança “A Essência Africana” em exposição no Brasil

joaquimjose
Ago 15, 2022

A exposição “A Essência Africana” do artista plástico Mumpasi Meso a ser inaugura nesta quarta-feira, (17), na cidade de São Paulo, Brasil, sob curadoria da galeria Virgínia Sê e crítica de Enock Sacramento, membro da Associação Paulista de Críticos de Arte.

A exposição aborda aquilo que caracteriza a cultura africana e a cultura afro-brasileira, e o conjunto de conhecimentos, crenças, valores e costumes dos povos que habitam o continente africano e que têm reflexo igual no Brasil. Por exemplo, na música, na dança e outras manifestações culturais que caíram no gosto de todo o mundo”, revelou o artista em declarações ao Jornal de Angola.

No total, o artista angolano apresenta 13 obras em pintura, das quais 5 quadros em que aplica a colagem de papel sobre tela e mais 8 obras que resultam do pano africano sobre tela.

Mumpasi Meso é conhecido pela sua marca artística que procura explorar a técnica do mosaico, que define por “teclado cósmico”, e nesta exposição no Brasil garante que não será diferente.

Nesta mais recente exposição individual “A Essência Africana”, o artista pinta as similaridades dos hábitos culturais de alguns povos africanos e brasileiros. Mumpaisi Meso tem se apresentando à classe artística nos últimos anos, não sendo esta a primeira vez que Mumpasi Meso expõe os seus trabalhos neste país da CPLP. Por isso, essas obras resultam da observação directa do artista e foram todas pintadas durante a sua estadia na cidade de São Paulo.

A “Essência Africana” fica patente na galeria de arte Virgínia Sê até ao dia 03 de Setembro