Economia

PN impede contrabando de três mil litros de combustível para RDC

joaquimjose
Set 07, 2022

A Polícia Nacional (PN) no município do Soyo, província do Zaire, abortou, no princípio desta semana, a saída para a República Democrática do Congo (RDC) de 3.250 litros de combustível, por presumível contrabando, noticiou hoje à ANGOP.

O porta-voz da Delegação Municipal do Interior no Soyo, Wilson Twualiluaty, que prestou a informação hoje à imprensa, disse que o produto foi encontrado num matagal do rio Zaire pelos efectivos da Polícia de Guarda Fronteira em serviço de patrulha.

“O combustível foi encontrado no interior dos mangais no canal do Mpululu pronto para ser transportado de canoas para a localidade do Muanda”, explicou a fonte.

Acrescentou que os supostos contrabandistas, cuja nacionalidade não foi revelada, meteram-se em fuga ao se aperceberem da patrulha das forças de guarda fronteira.

O combustível foi encaminhado à direcção local da Administração Geral Tributaria (AGT) para os procedimentos legais.

O rio Zaire que separa o município do Soyo das localidades do Muanda e Boma (RDC) possui mais de 100 ilhas habitadas e vários canais navegáveis, facto que tem propiciado o contrabando de mercadoria, a imigração ilegal, entre outros crimes conexos.

Fuga ao fisco  

Quantidades consideráveis de produtos da cesta básica foram apreendidas em diversos postos fronteiriços da província do Zaire com a República Democrática do Congo (RDC), nos últimos quatro dias, por fuga ao fisco.

De acordo com o porta-voz da Delegação Provincial do Interior, Sérgio Afonso, as apreensões ocorreram nos municípios de Mbanza Kongo, Cuimba e Nóqui.

Entre os produtos apreendidos, destaca-se quantidades consideráveis de óleo vegetal, arroz, peixe seco, sumos e embalagens de papel higiénico, que estavam a ser transportados para a vizinha RDC por caminhos clandestinos.

Situada a Norte de Angola, a província do Zaire partilha 310 quilómetros de fronteira com a RDC, dos quais 120 quilómetros de fronteira terrestre e outros 190 de fronteira fluvial, através do rio Zaire.