Cultura

Por falta de dinheiro, Miss Bié vai estar ausente do concurso nacional pela oitava vez

joaquimjose
Jul 11, 2023

O presidente do comité Miss Bié, Henrique Arsénio, informou, esta segunda-feira, que a província do Bié estará ausente do concurso Miss Angola, pela oitava vez consecutiva, por falta de dinheiro, revelando que “até à presente data a vencedora não foi premiada”.

Em declarações à Angop, o presidente do Comité do Miss Bié disse que para além da falta de dinheiro, o último concurso ficou beliscado com algumas insuficiências relativas ao prémio da vencedora.

Revelou que até à presente data a vencedora não foi premiada, razão pela qual, disse, a direcção do Comité Miss Bié deliberou a suspensão de todos os concursos, caso a situação não esteja resolvida.

Não faz sentido o comité criar condições junto de parceiros para a realização de um novo concurso enquanto existirem pendentes com a miss Evalina Gabriel, eleita em 2015”, sustentou.

Entretanto, faz 8 anos, desde 2016 que o Bié não realiza a gala de eleição da mulher mais bela da província, sendo que o último concurso decorreu em 2015, que culminou com a eleição de Evalina Gabriel.

De acordo com Henrique Arsénio, a organização definiu, para o concurso de 2015, a atribuição de uma viatura de marca Hyundai, modelo i10, para a vencedora.

Henrique Arsénio afirmou que o Comité Miss Bié vai trabalhar afincadamente com os parceiros, quer estatais, quer privados, para a busca de patrocínios, de modo a reverter a situação, revelando que um concurso de miss, de âmbito provincial, está avaliado em 15 milhões de kwanzas.

A gala do concurso Miss Angola está prevista para este mês, na capital do país, Luanda.

Na ausência de uma representante, o Comité Miss Angola realiza um casting com candidatas residentes em Luanda, mas vinculadas à província ausente.

Em 2001, a jovem Hidianeth Cussema, do Bié, sagrou-se miss Angola.