Politica

PR anuncia concurso público para concessão da Zona Especial do Dande

armandomaquengo
Jul 04, 2022

Um concurso público para a concessão da Zona Económica Especial da Barra do Dande será lançado nos próximos 20 dias, anunciou, neste sábado, o líder do MPLA, João Lourenço, durante um acto de massas na cidade de Caxito, Bengo.

Segundo o político, a ser construída numa extensa área, a futura zona económica, vai conjugar o transporte marítimo e rodoviário, o armazenamento de combustíveis, indústria de ponta, comércio e turismo.

Referiu, sem apontar prazos, que depois de concluído vai atrair,  sem sombra de dúvidas, o investimento estrangeiro directo uma vez que o regime fiscal a praticar será dos mais atrativos

Sem enumerar quantos, explicou que o mesmo vai trazer “muitos empregos” especialmente para a juventude, porque vai ser uma espécie de cidade industrial, comercial e turística.

Terminal oceânico

De acordo com o também Presidente da República, o executivo está a construir o Terminal Oceânico da Barra do Dande, localizado na província do Bengo, que tem a missão de fazer a estocagem de combustível em grande quantidade.

Revelou que, com capacidade para armazenar 582 mil metros cúbicos de combustíveis, entre gasolina, gasóleo e até gás butano, a infra-estrutura estará concluída depois de Agosto de 2023 para servir as populações e a economia.

A Barra do Dande, uma das comuna do município do Dande, província do Bengo, é o principal centro industrial da região, graças à sua localização e facilidade de acesso à capital do país (Luanda).

Angop